A Herbalife é uma multinacional estadunidense presente hoje em 73 países, que atua na indústria de nutrição humana, distribuindo seus produtos através de marketing de rede, onde cada elemento é um distribuidor independente. A empresa foi fundada em 1980 por Mark Hughes. Um de seus slogans é "Perca peso agora! Pergunte-me como".
O atual CEO, o executivo Michael O. Johnson atuou como executivo da Walt Disney Company por 17 anos e foi eleito CEO do ano nos EUA em 2005, a frente da Herbalife, pelo Market Watch, uma publicação do Grupo Dow Jones.
Pertence ao grupo da NYSE (Bolsa de Valores de Nova York) desde 2005.
História oficial
A empresa começou depois de uma tragédia pessoal de seu futuro fundador, nos seus 18 anos, quando viu a sua mãe morrer por uma overdose de remédios para emagrecimento. Mark começou a pesquisar sobre formas de emagrecer sem que a saúde fosse prejudicada. Após participar de um simpósio sobre ervas chinesas, ele desenvolveu o seu primeiro produto, um pó nutricional, que começou a ser vendido em Fevereiro de 1980.
A empresa chegou ao Brasil em 1995 e é atualmente dirigida por Marcelo Zalcberg.
O conselho médico científico da empresa é composto por um ganhador do Nobel, o Dr. Louis Ignarro, e também por um especialista de destaque no mundo em nutrição humana, Dr. David Heber. Além de dezenas de especialistas atuando nos 72 países em que a empresa atua.
Em 1976, Mark começou a trabalhar vendendo Slender Now ("mais magro agora") dos Laboratórios Seyforth, uma empresa de marketing multinível. Quando a mesma fechou em 1979, ele passou a vender equipamento de ginástica e produtos para controle de peso para a Golden Youth, outra empresa de marketing direto. Quando esta outra empresa também fechou, ele decidiu abrir sua própria empresa para combinar a filosofia oriental de ervas medicinais com a filosofia ocidental de minerais e vitaminas.
Em Fevereiro de 1980, em parceria com Richard Marconi (responsável pelo Slender Now), ele abriu a Herbalife, com grande sucesso.
Em Março de 1985, o procurador-geral do estado da Califórnia, estimulado pela indústria farmacêutica acusou a empresa de seus produtos não serem seguros. A investigação federal resultou na retirada das acusações contra a empresa e o caso estadual foi concluído e seus produtos foram decretados seguros para o consumo, resultando assim, num dos primeiros episódios de vítória judicial de uma empresa nova e ainda frágil, contra grandes interesses econômicos.
Os dois artigos publicados no Journal of Hepatology fazem referência a casos que também se encontravam em análise pelas autoridades de saúde israelitas e suíças. A Herbalife tomou conhecimento destes casos e participou activamente nas investigações oficiais. A Herbalife acredita que os funcionários governamentais em ambos os países estavam inteiramente satisfeitos com a resposta da Herbalife até à data desta declaração.
Observações
No Brasil seis marcas de shake
foram testados e o shake da Herbalife foi o único considerado substituto parcial de refeição, podendo substituir até duas refeiões diariamente. Pode ser usado tanto no ato do emagrecimento, ganho de massa magra ou mesmo manter o peso com a saúde e o bem-estar sem serem prejudicados.
A empresa assegura que o produto nutricional não se trata de um shake para emagrecimento e que tem conhecimento das carências do shake sendo este o motivo pelo qual o mesmo não costuma ser vendido sozinho, a Herbalife afirma que embora todos os produtos possam ser vendidos de forma avulsa, os profissionais da empresa são instruidos a formarem programas de controle de peso para atender as metas específicas de cada usuário (ganhar, perder ou manter o peso). Os profissionais da Herbalife lembram que o produto é aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Saúde e Ministério da Economia, no Brasil, e de outras 73 nações.